Sunday, January 14, 2007

Cidadão Kane


A criatividade, a atuação e direção de Orson Welles, o inovador movimento de câmera, fotografia, a idéa de contar uma história de traz pra frente, o roteiro (Herman J. Mankiewicz e Orson Welles) e a moral do filme Cidadão Kane, são algumas das coisas copiadas até hoje. Este filme é considerado o melhor filme de todos os tempos.
Sempre amei clássicos, mas devo admitir que tinha um pouco de receio com este filme, por achar que seria um tanto quanto entediante... Que arrependimento ter demorado tanto para assisti-lo!


Tem filmes que eu gosto tanto que tenho vontade de esquecer só para poder assistir de novo e sentir tudo o que senti ao tentar desvendar a história...


O Filme fala de um magnata da mídia que na primeira cena do filme morre e declara sua última palavra, "Rosebud", mas o que será Rosebud? Porque uma pessoa que tinha tudo sentiria falta de algo tão irrelevante como Rosebud? Essas são as perguntas feitas pela imprensa e um jornalista vai em busca de respostas.
O filme é inteiramente contado por flashbacks da vida do cidadão Kane(interpretado maravilhosamente pelo próprio Orson Welles). Com o desenrolar da história, o mito Cidadão Kane é aos poucos decifrado. Apesar de confuso te prende do início ao fim, deve-se prestar muita atenção pois o detetive é vc...

Para quem já assistiu aqui vai o meu comentário.

O que me tocou neste filme, foi o fato de muitas vezes me sentir a procura de "Rosebud", uma sensação nostalgica... Todos temos algo que ficou para traz ou que simplesmente não existiu.
Assisti o filme em casa sozinha e confesso, na ultima cena, a imagem do trenó no fogo, me emocionou muito. Fora isso, a dinâmica do filme é maravilhosa! Gosto de filmes que me levam a uma viagem, aquele tipo de filme que prende a atenção e você não consegue levantar nem para fazer xixi.

Difícil de superar!